Correio Popular Notícia





Semagri realiza palestra sobre incentivo a produção de café

Data da notícia: 13/03/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120314c1.jpg[/IMG] (Da Redação) Devido a produção de café em Rondônia ter caído nos últimos dez anos, de terceiro para sexto colocado no ranking nacional, a Prefeitura de Seringueiras, por meio da SEMAGRI (Secretaria de Agricultura), tem realizado palestras para incentivar a produção do produto na região. Conforme levantamentos, o grande fator que contribuiu para essa queda foi durante anos, a baixa no preço pago pela saca do produto. Contudo, o preço pago subiu, em 2000, a saca chegou a ser vendida por R$ 32 reais, porém nos últimos anos esse valor chegou, como agora em 2012, a R$ 232, mesmo com o aumento do preço de compra do produto, a produção ainda continua em um nível bastante baixo.
Em Seringueiras, onde a produção esteve entre as maiores do estado, hoje também precisa melhorar mais. O secretário de Agricultura, Pedro Bispo, preocupado com esse fator, convocou a Secretaria de Agricultura do Estado, para que enviasse um palestrante para instruir os produtores, afim de que a produção volte a crescer.
Um engenheiro da Secretaria Estadual veio ao municipio, e ao fazer uma análise do por que da baixa produção, constatou que as formas de plantação estão em desacordo com o método correto, por isso, o engenheiro resolveu abordar esse tema na palestra, com apresentações de dados baixos de produção atual, e o quanto ele poderá crescer, caso os métodos certos, sejam empregados.
?Duas dificuldades que tínhamos para aumentar nossa produção, somente uma prevalece, pois a dificuldade no transporte foi sanada com o asfaltamento da BR-429, mas a falha nos métodos ainda é constante, por isso promovemos esta palestra aqui hoje, com engenheiro agrônomo do setor de agricultura do governo, Niltom Messias. O que queremos é que os pequenos e grandes produtores venham aprender o método certo e assim, fazer com que nossa produção cresça, beneficiando não só a estatística, mas a renda familiar que é o mais importante, e para tanto, contamos com o apoio do governo do estado e da prefeitura municipal, por intermédio do prefeito Celso Garda?, enfatizou o secretario de agricultura do município, Pedro Bispo.
A palestra foi realizada no auditório da igreja católica do município, com a presença de pequenos e grandes produtores, que se assustaram com a apresentação da baixa escala de produção estadual e nacional e, firmaram compromisso de empregar os métodos aprendidos para que a produção do café volte a deslanchar e alcançar os patamares que o estado tem condições, a nível nacional. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1200 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.